sexta-feira, 9 de outubro de 2009

O que é a Criminologia?

A criminologia é o ramo da ciência que se ocupa da dinâmica de um crime, da criminalidade, das suas causas, da vítima, e da personalidade do criminoso.
Para tal, o ramo da criminologia está subdividido em outras áreas, como:
- Psicologia Criminal
- Medicina Legal
- Criminalística
- Vitimologia

Psicologia Criminal
A Psicologia Forense, apesar de não ter grande importância na descoberta do assassino vai ser extremamente importante para determinar o motivo por trás do comportamento de um criminoso e em certos casos descobrir uma sequência nos seus actos. Será também extremamente importante em tribunal de forma a determinar a culpa ou inocência de um suspeito sendo algumas vezes decisiva. Muitos advogados de defesa tentam salvar os seus clientes alegando que estes possuem problemas mentais ou que são insanos e é à psicologia que cabe o papel de verificar se isso é verdade ou mentira.

Medicina Legal
A medicina legal consiste na aplicação de conhecimentos médicos a processos civis e criminais a fim de que possam ser esclarecidos. A pessoa que pratica a medicina legal é o médico legista. A função do médico legista é fazer a avaliação das lesões provocadas no corpo do morto, ou da vítima quando envolvida em processos judiciais de modo a auxiliar na investigação de cada caso, podendo até fornecer informações/características do criminoso como também ser imprescindível na resolução de casos judiciais.

Criminalística
A criminalística é a ciência do direito penal que se dedica à investigação do crime. A polícia é o órgão encarregue de proceder a estas investigações, sendo responsável por recolher provas, mas para isso precisa de ajuda de outros peritos, que estudam e interpretam os vestígios materiais.
A Criminalística tem como objecto de estudo os vestígios encontrados no local do crime, para que as autoridades os possam utilizar como provas.

Vitimologia
É o estudo da vítima sob diferentes perspectivas, relacionando-a com vários planos como o psicológico, social-económico e jurídico. Tradicionalmente as investigações criminais priorizavam o seu estudo sobre o deliquente e o delito mas com a evolução da criminologia foi necessário aprofundar a vítima e o controlo social. Esta área é resumida em:

-Estudo da personalidade da vítima;
-Descoberta da relação de proximidade entre a vitima e o criminoso;
-Estudos do meio em que a vitima se insere;
-Busca de tratamento curativo para evitar a recaída da vítima.

Sem comentários:

Enviar um comentário