Esta área de intervenção dos enfermeiros é amplamente debatida pelos enfermeiros norte americanos, porém, ainda é pouco conhecida pelos enfermeiros portugueses.
A actuação da enfermagem forense, abrange diversas áreas, diversas instituições ( hospitais, gabinetes médico-legais, estabelecimentos prisionais, comunidade). Apresenta ainda um papel relevante na prevenção da violênicia.
Os enfermeiros desempenham um papel de destaque particularmente, pela sua actuação junto da vítima, como responsável pela realização de exames minuciosos e na preservação e recolha de vestígios. A actuação dos enfermeiros forenses facilita a proximidade com as vítimas e estabelece relações de confiança entre os intervenientes, facilitando a cooperação com o exame forense.
Enfermagem Forense em PortugalA actuação da enfermagem forense, abrange diversas áreas, diversas instituições ( hospitais, gabinetes médico-legais, estabelecimentos prisionais, comunidade). Apresenta ainda um papel relevante na prevenção da violênicia.
Os enfermeiros desempenham um papel de destaque particularmente, pela sua actuação junto da vítima, como responsável pela realização de exames minuciosos e na preservação e recolha de vestígios. A actuação dos enfermeiros forenses facilita a proximidade com as vítimas e estabelece relações de confiança entre os intervenientes, facilitando a cooperação com o exame forense.
Em Portugal a Enfermagem Forense ainda é pouco conhecida e com raras actuações como especialidade. Embora muitos enfermeiros trabalhem com vítimas de violência, não existem formações específicas e adequadas nesta área. A iniciativa de divulgar a Enfermagem Forense, tem sido desenvolivida pela Escola Superior de Enfermagem S. Francisco das Misericórdias que lançou a 1ª Pós Graduação em Enfermagem Forense.
Oobjectivo é treinar os enfermeiros, para a detecção de lesões físicas e psíquicas de violência, assim como ensinar os enfermeiros a preservar e a recolher vestígios com relevância médico-legal.
Olá!
ResponderEliminarSou uma das Enfermeiras Forenses em Portugal (é amanhã o ultimo exame da pós-graduação). Parabéns pelo projecto e embora tenha algumas gafes, espero que continuem a informar a blogosfera sobre esta área tão interessante.
Se precisarem de alguma coisa ou algum esclarecimento, basta perguntar.
Estarei atenta.
Boa tarde, Tatiana. Também sou enfermeira e desconhecia esta áera forense na enfermagem. Pode dar-me informações mais especificas acerca da intervenção do enfermeiro nesta área?
ResponderEliminarObrigada, Rute Gonçalves
Gostaria de saber se na Bahia existe alguma instituição que oferece pós nesta area? Estou no último período de graduação em enfermagem e gostaria de me especializar nesta área.
ResponderEliminarAgradeço.
Olá! Sou enfermeira, prestes a terminar o Mestrado em Psicologia Forense. Acabo de descobrir que também existe uma pós-graduação o que me deixa bastante satisfeita. Estou a pensar fazer, apesar de ter cadeiras sobrepostas, naturalmente, com o mestrado que estou a terminar, mas acho a iniciativa excelente e quem gosta desta área deveria fazer este curso para dar mais visibilidade a esta área de intrervenção.
ResponderEliminarEstou a realizar um trabalho sobre Enfermagem Forense.
ResponderEliminarSendo uma area em desenvolvimento em Portugal, e também no brazil, tenho sentido alguma dificuldade no acesso a literatura recente, sendo que venho pedir contributos a todos que tenham alguma experiência/ conhecimento sobre a temática.
Certamente haverá colegas com formação recente nesta area pois algumas escolas têm apostado em pos-graduações e mestrados para enfermeiros na area da Enfermagem Forense
Desde já obrigado pela atenção dispensada
Enf Joca
email: emidiolopes@iol.pt
Nao acredito, mais um texto plagiado do artigo da cogitare - Br "Enfermagem Forense: Uma especialidade a conhecer"
ResponderEliminarIsso e considerado crime!!!